segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Comportamento Humano Organizacional X Dimensões da Saúde no Trabalho

No contexto do trabalho é necessário que o funcionário sinta-se bem, estimulado, amparado para poder produzir para a empresa e pra isso é fundamental que a empresa ofereça-lhe um ritmo de trabalho adequado sem exageros, se não, pode comprometer a saúde física, causando cansaço, pode prejudicar também a saúde intelectual caso o funcionário não sinta aquele bem-estar no ambiente de trabalho ele com certeza não se sentirá estimulado a conhecer mais nem a repassar os seus conhecimentos acumulados.
É interessante também que no ambiente de trabalho exista condições favoráveis para desempenho de suas funções como boas instalações, convívio harmonioso, incentivo, instrumentos disponíveis.
Caso contrário a saúde social é afetada porque o convívio com as pessoas que cercam o funcionário vivem em atrito. A saúde emocional é abalada drasticamente, afinal, não se consegue realizar suas tarefas com êxito, pois não tem controle de suas emoções e passa a não tolerar o próximo, as situações...
Nos casos em que o funcionário foi promovido e teoricamente teria certa autonomia no setor e não tem e nos casos que não tem apoio dos superiores por intransigência, essas situações afetam fortemente a saúde intelectual por não poder transmitir suas idéias, a saúde profissional, pois passa a ficar desestimulado ao ver que não terá capacidade de crescimento na empresa, a saúde física mesmo por conta do stress ao qual o funcionário é submetido por toda a situação dentre outras.
São por esses e outros motivos que contexto no trabalho e qualidade de vida tem que andar lado a lado para que tanto o funcionário quanto a instituição possam ser favorecidos com o esforço de ambos.
Os pontos negativos da relação chefe funcionário podem ser visualizados claramente quando se coloca um determinado funcionário em uma posição de cobrança excessiva, a qual pode levar a uma condição pobre no trabalho onde pode haver uma deterioração física, social e até psicológica. O ambiente para o funcionário muda além de sua conduta no serviço o que afeta a produção e desempenho tanto do mesmo quanto da empresa no mercado.
Porém também há repostas positivas onde o funcionário ganha confiança por receber missões desafiadoras mexendo assim com o seu lado afetivo, pois sabe que quando o seu chefe recorre a ele para difíceis tarefas significa que ele é quem possui potencial para crescer e ajudar a organização.
Para ser um profissional de sucesso é preciso, em primeiro lugar, ter saúde. Pode ter todas as habilitações acadêmicas, cursos e experiências profissionais, mais sem saúde não vamos a lugar nenhum. E a sua saúde depende, paradoxalmente, de saber trabalhar. Alguns problemas de saúde estão diretamente relacionados com o trabalho de escritório. Sem perceber, você pode estar submetendo os músculos.

Nenhum comentário: